Nesta quinta-feira (07/12), mais de 1.600 alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino celebraram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A iniciativa é promovida pela 1ª Companhia do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação, e ocorreu no Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici (Lourenção).

Para a Secretaria de Educação, este momento é de grande importância, pois reflete o compromisso da comunidade educativa na formação de cidadãos conscientes. A Prefeitura parabeniza todos os alunos pelo empenho no Programa PROERD e agradece à Polícia Militar e demais parceiros por essa parceria valiosa em prol da prevenção e da construção de um futuro mais seguro para nossas crianças.

Participaram da formatura as seguintes unidades escolares: E.M. Augusto Vasconcellos; E.M. Prof. Luiz Gonzaga Fernandes; E.M. Cel. Ladislau Leme; E.M. Dr. Jorge Tibiriçá; E.M. Profª. Nilza Faria; E.M. Prof. Dinorah Ramos; E.M. Des. Prof. Dr. Paulo Sérgio F. de Oliveira; E.M. Padre Donato Vaglio; E.M. Prof. Carlos Frederico dos Santos Silva; E.M. Prof. Dr. Francisco Murilo Pinto; E.M. Profª. Lucy Alvarez; E.M. Antonio Dorival Monteiro de Oliveira; E.M. Prof. Orlando Pinto de Oliveira; E.M. Comendador Hafiz Abi Chedid; E.M. Profª. Lúcia Helena Pugiali; E.M. Profª. Zitta de Mello Barbosa; E.M. Profª. Mª. Lossasso Sabella; E.M. Prof. Abner Antonio Sperendio; E.M. Prof. Fernando Amos Siriani e E.M. Profª. Haidée Marçal Serbin.

O evento contou com apresentações emocionantes da cantora Maria Antonela e dos Heróis da Vida, que encantaram as crianças. Houve também a premiação de redações em destaque, o juramento dos alunos do PROERD com o compromisso de ficarem longe das drogas e da violência, além da entrega de certificados. Sorteios de brindes, como skate e bicicleta, animaram os alunos durante a solenidade.

O PROERD é um programa idealizado pelos Policiais Militares, em ação conjunta com as escolas e famílias, com a finalidade de prevenir o abuso de drogas e violência entre estudantes, visando a valorização da vida. Os policiais que desenvolvem o projeto são devidamente treinados e utilizam material próprio que potencializa a prevenção ao assunto em sala de aula, apresentando as influências que contribuem para o uso de drogas e violência, desenvolvendo nos alunos habilidades para resisti-las.